quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Des Envolvimento

________________________
Coleção: Qual é o Assunto Mesmo?
________________________



Não se faz mais filhos como os de antigamente, muito menos os pais como os de antes. Muita coisa não é como era, e muita coisa agora é como não era antigamente. As músicas não são como as de antes. Nem os gostos, nem os ideais e nem as idéias trocadas na mesa do bar no fim de semana. As roupas das pessoas encurtaram, diminuiram de tamanho, assim como os cabelos e os pelos de todo o corpo. A esposa já não cuida mais de casa, agora é a Dona Gertrudes da rua de baixo que faz este serviço em troco de alguns trocados.

Os empregados das empresas, não manipulam mais as peças, agora são as maquinas que fazem isso por eles, só que em troca de nada ao contrario da Dona Gertrudes da rua de baixo. Não fazem mais compras para suprir as necessidades como antes, agora gastam o que não tem e pagam só no final do mês. Raramente por necessidade, muitas vezes só por desejo e até para manter as aparências. Aparência esta, que segundo ditado popular, engana. Não a mim.

Antigamente tomavam café-da-tarde com toda a familia reunida em torno da mesa, hoje comem um hot-dog as pressas para não perderem o onibus. Antes guardavam as fotos da familia com muito sentimento e carinho em um album antigo, hoje tiram fotos na frente do espelho e colocam na internet. Antes escreviam no diario, agora é blog. Antes faziam por amor, agora é por interesse. Antes era por diversão, agora é por vício. Antes eram os caras pintadas, agora não há nem caras.

É, realmente amo muito o passado e fecho os olhos para o novo, que segunda Elis Regina, sempre vem. Sempre vem mesmo, porém mais fútil, atraente, descartavél e comercializavel. Os velhos valores da sociedade estão caindo. Não se trata de conservadorismo e sim de um mínimo de noção do que faz sentido e do que não faz, se é que é pra ter sentido tudo isso. Tudo está mais desconexo, distante, perdido. E dizem por ai que se trata de liberdade, evolução, desenvolvimento...

Daqui de cima vejo apenas pessoas rodando em círculos cada vez menores, cada vez mais se fechando... e que logo estarão girando em torno de si mesmas e formando uma espécie de buraco negro que as levara pro nada. E esta é a tal da liberdade que cada uma delas busca a todo custo. Infames. Não conhecem os verdadeiros prazeres da vida. Envolvam-se, antes que seja tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário